TRABALHO EDUCAÇÃO INFANTIL II
Movimento: por que ele é tão importante?
PRIMEIRO ANO DE VIDA
Um dos primeiros movimentos que os bebês executam logo ao nascer é sugar. Com
o passar do tempo, o repertório aumenta e é aperfeiçoado com base no contato com
o entorno, as pessoas e os objetos. Essa oportunidade é importante para garantir a
sobrevivência dos pequenos e a comunicação deles com o ambiente antes da
aquisição da linguagem oral. Por meio de gestos, eles exploram e conhecem o
mundo em que vivem. Esse estágio foi descrito como sensório-motor (ou projetivo)
pelo médico, psicólogo e filósofo francês Henri Wallon (1879-1962).
Nessa fase predomina a dimensão subjetiva do movimento, o diálogo afetivo que se
estabelece com o adulto, caracterizando pelo toque corporal, manipulação de voz,
expressão de sentido constituem um espaço de aprendizagem, a criança imita e cria
suas reações. Antes de aprender a andar, a criança pode desenvolver formas
alternativas de locomoção como arrastar-se ou engatinhar, essas ações permitem
que o bebê descubra os limites do próprio corpo. Com o primeiro ano, vem a conquista do
gesto de preensão, locomoção e equilíbrio, isso oferece, a criança exploração do espaço,
manipulação de objetos e realizar atividades diversificadas.
Na creche trabalhar a temática do movimento requer planejamento.
A ausência de berços, somada a atividades da dança que envolvem gestos repetitivos e
coreografados e os tradicionais circuitos que desafiam a turma a descer, subir, rolar, entrar e sair, é interessante.
Mas é preciso garantir ainda mais, pensar em propostas que desafiem as crianças
constantemente a ir e vir, a explorar ações que ainda desconheçam, a experimentar sensações e a conhecer o próprio corpo, possibilidades e limites. Para isso, organizar a sala com elementos pertinentes e espaços livres é essencial.
Fonte: NOVA ESCOLA ( Educação Infantil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.