quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Portfólio Pintura

COLUNISta

Pintura na Educação Infantil
Artigo por Colunista Portal - Educação - terça-feira, 11 de junho de 2013
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A pintura na educação infantil tem vários objetivos
A educação Infantil possui o ambiente certo para o desenvolvimento da expressão, pois possui um espaço onde a criatividade e as imaginações ganham forma. 

Fazendo com que as crianças, desde cedo possam se interagir entre elas, sabendo assim trabalhar em grupo. A interação com o mundo dos objetos fará com que a criança utilize a Arte como forma de manifestação espontânea.

A pintura na educação infantil possibilitará com que a criança ao tocar no pincel e fazer movimentos no papel, possa, por exemplo, começar a conhecer e aprimorar a sua coordenação motora, conhecer novas cores, desenvolver novas formas através da sua imaginação e podendo explorar esta forma de arte, não apenas com o pincel, mas com as mãos também. Tornando toda a metodologia empregada pelo professor bem divertida.

O professor poderá ensinar dependendo da idade das crianças, por exemplo, que combinando uma cor com a outra a criança “criará” uma nova tonalidade. Que todas as cores, misturadas com a tinta branca, tornará a tonalidade delas mais suaves. Dentro da aquarela de cores que o professor for levar para a sala de aula, serão inúmeras as possibilidades de ensino para as crianças.

Sendo assim, os principais objetivos da pintura em atuação são:

- Cultivar e conhecer diferentes movimentos gestuais, visando à produção de marcas gráficas;


- Manusear diferentes materiais, de diferentes texturas e espessuras, assim como variados suportes gráficos;

- Observar as possibilidades oferecidas com os materiais;


LINK
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/48122/pintura-na#ixzz3r6yl23q5






Educação infantil

Entenda a importância da descoberta das cores para as crianças

Pedagoga explica que os pequenos descobrem o sentido das cores e passam a relacionar o ambiente vivo com os sentidos

26/09/2013 - 17h40min
É no início da educação infantil que as crianças começam a utilizar os lápis coloridos, giz e cera, canetas hidrocores e tintas com maior ênfaseFoto: Emerson Souza / Agencia RBS
Colorir é uma atividade que envolve as crianças e mesmo aqueles simples rabiscos, como consideram os adultos, feitos por elas ainda bem pequenas, incentivam o desenvolvimento de capacidades essenciais. Expressão, conhecimento das cores, coordenação, aperfeiçoamento das capacidades motoras, concentração, limites e a paciência de fazer a tarefa até o final: tudo isso pode ser observado em uma criança enquanto ela se diverte pintando.
Segundo a pedagoga Márcia Murilo, nesse período que as crianças começam a identificar as cores dos objetos e relacioná-las.
— Eles ficam mais atentos com as cores que estão a sua volta, como por exemplo, observam que o céu é azul, que a grama é verde e que frutas como a maçã são da cor vermelha. Com o lápis de cor, eles repassam esse novo aprendizado para o papel — explica a profissional.
O bebê pode pintar e conhecer diferentes materiais, mas é no início da educação infantil que as crianças começam a utilizar os lápis coloridos, giz e cera, canetas hidrocores e tintas com maior ênfase. É nessa fase que elas passam a perceber as diferentes tonalidades, associá-las aos temas que as rodeiam e repassam isso para os seus desenhos. Pintar é uma experiência importante e desde pequena a criança investiga e transforma a possibilidade de colorir num mundo imenso de novas possibilidades.
De acordo com a legislação vigente (Inmetro), a faixa etária indicada para que os pequenos comecem a utilizar esse material é a partir dos 3 anos. Antes desta idade podem ser acompanhados por um adulto.
— As crianças pequenas podem explorar o giz de cera e tintas guaches, boas opções para ajudá-los a experimentar utilizando estas materialidades, já que crianças gostam e necessitam de experiências sensíveis, que causem admiração — sugere a pedagoga.
Link:
http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2013/09/entenda-a-importancia-da-descoberta-das-cores-para-as-criancas-4281973.html









É preciso estimular a produção artística desde cedo
Estimular a produção artística proporciona as condições para identificar marcas pessoais na hora de criar e de apreciar obras de arte
Marisa Szpigel (novaescola@fvc.org.br)
Descrição: Foto: Rogerio Pallatta
Marisa Szpigel | Estimular a produção artística proporciona as condições para identificar marcas pessoais na hora de criar e de apreciarFoto: Rogerio Pallatta
Desde muito cedo, o mundo é um campo de investigação para as crianças. Tudo vira objeto de investigação. Mole, duro, fino, grosso, macio, áspero, pequeno, grande. Os olhos e as mãos se movem rapidamente - e narizes, orelhas, cabelos, óculos, brincos, chaves e chocalhos estão entre os "alvos" prediletos. E tudo passa pela boca. Nessa fase de descoberta, cabe aos adultos sinalizar o que pode ser experimentado. Na Arte, a experimentação é fundamental e esse espírito deve ser estimulado. Sabemos que os pequenos não fazem Arte porque não têm a intenção de fazê-lo, mas o educador bem preparado pode realizar um bom trabalho. É freqüente na Educação Infantil focar os procedimentos. Ao potencializar as possibilidades de meios, suportes e ferramentas, fica mais fácil identificar marcas pessoais.

A tônica entre 1 e 2 anos é o movimento. Nessa fase, valem diversos suportes: superfícies lisas e ásperas, grandes e médias, bidimensionais e tridimensionais etc. A criançada pode pintar sobre paredes, azulejos, tecidos, plásticos... O mesmo vale para a posição: sentado, em pé, deitado, com o papel na vertical (na parede) ou na horizontal (na mesa ou na chão). Apontar as diferentes maneiras de ocupar o espaço pode contribuir para que todos se lancem em novas pesquisas.

Entre os 2 e 3 anos, os pequenos apreciam cada vez mais coordenar o prazer motor com o prazer visual, ou seja, ver o resultado de seus gestos e movimentos. Em alguns casos, eles anunciam o que vão desenhar: um super-herói, um bicho, a mãe. Isso não significa que cumprirão essa intenção. Nessa idade, o interesse está no como fazer, não no que fazer. As cores têm muitos significados e os suportes podem sugerir formas. O desenho vai se desemaranhando e a pintura passa a apresentar massas de cor separadas. O momento é de favorecer os avanços tanto em direção à figuração como à não-figuração.

Enquanto as crianças exploram, os educadores devem socializar as descobertas para que as trocas ocorram. Quando o adulto comenta o que os pequenos fazem, legitima e valoriza as conquistas, além de comunicar aos outros que eles também podem experimentar possibilidades. Os procedimentos também precisam ser considerados: ensinar desde cedo a usar a colher para comer e o pincel para pintar. Da mesma forma, a sopa serve para comer e a tinta para pintar. Nessa fase, não é bom apresentar a escova de dentes como uma ferramenta de pintura, pois a criança primeiro precisa conhecê-la em sua função original.

As propostas, na maioria das vezes, devem ser individuais, pois as crianças não trabalham em grupo, mas lado a lado. Como o processo é mais importante que o produto, está totalmente liberado fazer e desmanchar. Nem tudo precisa ser exposto, mas algumas produções podem ser colocadas em murais baixos, para revelar a importância de apreciar. As próprias crianças nos mostram como o olhar faz sentido. Hoje, a quantidade de estímulos visuais é muito grande e um modo de ajudá-las a conhecer e selecionar o que lhes interessa é criar situações de observação e conversa partindo de imagens, como reproduções de obras, fotos, vídeos, postais, slides, transparências, desenhos e pinturas infantis. Observar imagens de artistas em seus ateliês, na relação com diferentes materiais, ajuda a ampliar as referências como apreciadoras de Arte e nas produções próprias.




Benefícios da pintura para as crianças
Postado em: Notícias
Mais que rabiscos ou simples riscos numa folha de papel ou na parede… Pintar desenvolve a criança e faz com que ela seja um adulto bem resolvido.
Desde muito pequenas, crianças gostam de vivenciar suas experiências artísticas através da pintura. Seja com tinta, lápis de cor, giz de cera, a pintura estimula a comunicação, a criatividade, a concentração e a partir de 1 ano de idade, além destas, vai ajudar na coordenação motora e no conhecimento de cores. Auxilia no desenvolvimento de sua individualidade e autoestima e as habilidades para resolver problemas. Também indicada ao tratamento terapêutico de diversas afecções, pintar contribui para reduzir a ansiedade, aumentando a coragem interior e desenvolvendo expectativas. Através da expressão artística pelas cores, as crianças podem expressar suas preocupações, emoções, suas vontades e gostos, acalmando a mente de forma a beneficiar todo o organismo.
Os bebês também podem praticar esta arte através dos dedos. Dos 6 aos 24 meses, a pintura a dedo ajuda a melhorar o sentido do tato, a imaginação e coordenação e previne a sucção de dedo e o ato de levar os objetos à boca. Esta prática deve ser realizada sempre acompanhada de um adulto e os materiais devem ser apropriados, por exemplo, as tintas não podem ser tóxicas.
A família se beneficia com a pintura, pois esta atividade permite maior interação com seus integrantes. Então, o que estão esperando?! Comecem já a estimular seus filhos a colorir a vida através da arte de pintar. Bom divertimento a todos!!!
LINK:  http://cechambarelli.com.br/beneficios-da-pintura-para-as-criancas


Pintura com plástico bolha

CONVITE
Os pequenos nos convidam a experimentar.
Eles têm a arte dentro de si.
Eles criam arte.
Eles nos dizem algo.
Algo que perdemos.
Algo atraente e sedutor.
Algo que reconhecemos.
E que não podemos explicar.
Tudo é muito maior.
Para as crianças pequenas existe uma conexão direta entre vida e obra.
Essas coisas são inseparáveis.
Anna Marie Holm

Esta semana as crianças tiveram a oportunidade de experimentar mais um material: Plástico bolha.
Não sei se esta experiência já havia acontecido alguma outra vez, porém cada experiência é unica e acontece em um contexto totalmente diferente do anterior.
Colamos um pedaço de plástico bolha num color-set preto, disponibilizamos algumas cores de tinta para as crianças criarem. A ferramenta utilizada foram os dedos.

Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgX6FhhHeejxpnyKyxbeBA8CYJ3SGi6ETr6EbP-BGhIpZv6ZYG5q-HUIsPuwk_lJ8onqNyqbmizKBj755Nm3NdNEzBFOyQUMo_dbatMGP36q_L4_je_FgeBVja00XpCwJin9FEFKz_P2YQ/s320/DSC08621.JPG
Foi muito interessante observar como um mesmo estímulo gera possibilidades diferentes. teve criança que amou colocar o dedo na tinta, e trocava de cor, misturava, inúmeras vezes.
Algumas crianças tiveram o cuidado de pintar cada bolinha individualmente, sem que ela estourasse.
Teve quem explorasse um dedo, dois dedos, a mão toda... Quem estourou tudo até garantir que não sobrou nada.
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEghAEVtGb_jOP7_GRSgyv-JpXjkhfUPHY91l4KjxNxzcyY7mr1Q9cLZCOzNKPrFrOl01YVhcN9qbsWryoBXVjEVy45cuHlOj7tCRwv_HlqDwB-JqS3gXZj9W8ohsQDYzyo1M1QRvW15Dlg/s320/DSC08654.JPG

Teve quem se concentrou em pintar tudo: plástico, papel. O objetivo foi não deixar um espaço sem tinta.

Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHSIRDTp3wnNs74JGzs46NuUP_3_cosQCK2U5S1x-Mdc5hBIuiLpj6-4AJPqjK7uXyrE490EWI1YQiGQv_RLsdp3nGVBB5pmXE2IGLfGXHRRLDXDy0A8odWUBkGqtN_V27fSWmi-k-vKw/s320/DSC08642.JPG

Esta é uma atividade que podemos observar o quanto o processo é mais importante que a produção final quando falamos de arte para crianças.

Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgCw1I9akbSfR0ryzlln7sN0hfI1zsCyiXn9tO1t3rYLY5Wk6DfWBrQfR521DjvwICW-mqDkS1KQEcNXDxVZMpYqKi6Kd7BVFF2sUQ6UI5whjy2JzgPKmW_CicoiugSctKLxNrW74a39TU/s320/DSC08662.JPG

"Abra a mente para uso de materiais inusitados. São inúmeros os materiais disponíveis num mundo aberto a várias interpretações" 
Anna Marie Holm (Baby-Art)





PINTURA DESPERTA A IMAGINAÇÃO DAS CRIANÇAS


Pintura desperta a imaginação das crianças

A importância da arte

A pintura infantil é muito importante para o desenvolvimento das crianças e dos jovens. Além de trazer todos os benefícios de uma atividade que trabalha com a coordenação motora, agilidade, ritmo e percepção espacial, a pintura é uma atividade social que transmite uma sensação de bem-estar psicológico e permite uma melhora na auto-estima.

Na Fundação Cultural Maria das Dores Campos é oferecido o curso de pintura para jovens de 10 a 15 anos, o curso pretende através da interação das artes plásticas, desenvolver o eixo de aprendizagem significativa da criança como fazer apreciar e refletir sobre arte individualmente ou em grupo aprendendo e interligando as diversas linguagens, transformando e ampliando a percepção, a sensibilidade, o conhecimento, a imaginação e a capacidade de produzir manifestações artísticas e refletir sobre elas.

Artista plástica e professora de pintura, Leila Maria Mendes Rodovalho ressaltou sobre o trabalho com os jovens, “de início é realizados trabalhos para os jovens desenvolverem a coordenação motora, após este passo, eles já começam a traçar cada um a sua individualidade e estilo”.

Vitor Augusto Fonseca da Silva, de 14 anos, é natural de Ouvidor, começou o curso no início do ano de 2008 e já demonstram expressões de um artista nato, o jovem já pintou quatro quadros, e já desenvolveu um estilo “gosto de trabalhar com paisagens, animais, mostrar como é esse mundo e as belezas que temos” disse o jovem.

No momento Vitor produz um quadro voltado para vida aquática “meu trabalho nesse quadro além da pintura, usamos a massa corrida, areia e conchinhas, tudo para ficar mais próximo de como é o mar”.

Amanda Fonseca da Silva é outra jovem que gosta e demonstra o interesse pelas artes plásticas, a jovem de 10 anos diz “o curso é bom, vale a pena, já pintei dois quadros desde o início do curso, mas é porque escolho os mais difíceis, porque quero aprender cada vez mais, e os mais difíceis me ajudam nisso”.

Segundo Leila “desde de que a criança demonstre interesse pela arte, pintura ou qualquer outra arte que seja, ela abre um caminho no qual sempre vai tentar fazer o melhor, e desenvolver mais, a criança é assim começa aos poucos e com o tempo vai aderindo mais conhecimento”. 

No curso de pintura infantil, os alunos demonstram o interesse e conforme Leila esse é o procedimento principal, o princípio para que o aluno queira aprender e desenvolver.

E os pais comprovam, a mãe dois alunos [Vitor e Amanda], Saraia Borges da Fonseca diz que “mesmo morando em outra cidade, em Ouvidor os meninos não faltaram uma vez no curso, começaram no início do ano e melhoram bastante no comportamento, em casa, com os amigos e a família, ficaram mais calmos, e com o curso eles tem menos tempo para pensar em coisas desagradáveis, o desenvolvimento e a mudança de comportamento, leva melhoria para todas áreas é na escola, no curso como em todo o meio”.

O curso de pintura infantil é um dos vários cursos oferecidos gratuitamente pela Fundação Maria das Dores Campos.


27 de out de 2014
Essas técnicas de pinturas foram realizadas pelas professoras da Creche Padre Adalberto. Elas utilizaram diversos instrumentos para obterem diversos resultados de arte. Alguns dos objetivos trabalhados foram:


·                    Utilizar diferentes materiais gráficos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão; 
·                    Desenvolver a coordenação motora; 
·                    Identificar e explorar as cores; 
  • Desenvolver a imaginação, criatividade, atenção, concentração, expressão artística, percepção visual, noção espacial; etc.
  • Diferenciar texturas;
  • Etc.


Descrição: técnicas de pintura
Pintura com rolha de garrafa

Descrição: técnicas de pintura
Pintura com tiras de papel crepom

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Pintura esponjada - Veja como faz AQUI

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Pintura com pasta de dente

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Pintura escorrida - veja como faz Aqui

Descrição: técnicas de pintura
Pintura com carrinho de brinquedo
  
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Pintura com pente

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Pintura Impressa - Veja como fazer AQUI

Descrição: técnicas de pintura
Pintura com Bola de gude - Veja como faz AQUI

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Pintura escorrida - Veja como faz AQUI

Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_6PTt0i2VB_hMfTHc_FpH5Dakd-GEpaRwMMZsvhe1YP2ml1AVjLg2m3J52UNAfIM1KlFsIVTGtYX-GnTFy5qSoRauGCmWCJE0vbI4zPn3m7HPoyNVKmxMN-zLMinBzEqQqdOl8DGqE_c/s1600/20140920_135747.jpg
Desenho com giz molhado - Veja como faz AQUI

Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi8oZnbkFC1PferBpNdIZSF60O3XQhg0oYyjcaFbrJCFPloI2wXYPFOVzcs_QEPk1h16l1q5c9l4csheJThjs3KvF_VvILzurxaUSurDmTgxBuc5PLGhtp01duNTU7rvMceeChUqCmOyxk/s1600/20140920_135914.jpg
Pintura com escova de lavar roupa

Descrição: técnicas de pintura
Pintura com copo de yorgut







Pintura a dedo e o desenvolvimento infantil

Escrito por Casandra Maier | Traduzido por Lara Scheffer

Descrição: Pintura a dedo e o desenvolvimento infantil
A pintura a dedo ajuda no desenvolvimento de habilidades motoras finas
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
A pintura a dedo é a arte de pintar usando as mãos e dedos como ferramentas, em vez de pinceis. Embora ela possa ser praticada por pessoas de todas as idades, essa atividade é geralmente reservada para crianças menores: elas aproveitam ao máximo a pintura a dedo em termos de desenvolvimento. O ato de pintar com os dedos as ajuda a desenvolver habilidades sociais, criatividade, habilidades motoras e comunicação.

Habilidades sociais

Embora a pintura a dedo seja geralmente associada a diversão e brincadeira, ela serve como uma maneira de as crianças pequenas desenvolverem habilidades sociais. Na aula de artes, elas aprenderão a compartilhar e a se revesar ao usar as tintas e materiais, além de aprenderem a expressar sua criatividade na presença de outras crianças e adultos. Em alguns casos, a pintura a dedo pode ser um processo colaborativo no qual os alunos compartilham ideias e desenvolvem a apreciação pelos outros.

Criatividade

Independentemente da sua idade, a pintura a dedo é uma maneira de desenvolver e explorar sua criatividade. Usando apenas suas mãos e dedos, essa atividade artística abre a porta da criatividade e da criação de formas. Ela também é um exercício sensorial que pode melhorar e estimular o desenvolvimento criativo. A pintura a dedo não é restringida por regras ou instruções; assim, os pintores podem desenvolver autoestima junto à criatividade, sabendo que não estão sob pressão pelos resultados do produto final.

Habilidades motoras

A pintura a dedo é um exercício recomendado para crianças entre 12 a 24 meses, pois esse é o momento em que elas começam a refinar e desenvolver habilidades motoras mais avançadas. Essa atividade pode ajudar no desenvolvimento da consciência de relações espaciais, além da coordenação entre os olhos e a mão. Além disso, como a pintura a dedo é um exercício sensorial, as crianças desenvolvem um entendimento da textura conforme ela se relaciona com o movimento de suas mãos e dedos sobre o papel com tinta. Esse é o começo do aprendizado para pintar e desenhar com outras ferramentas, como pincéis e lápis.

Comunicação

A pintura a dedo desenvolve a comunicação, pois é uma forma de expressão artística. Pessoas de todas as idades podem usá-la como uma maneira de comunicar suas emoções e sentimentos. Quando o projeto estiver completo, a pintura pode ser um assunto de conversa. As crianças podem comunicar seus pensamentos sobre cor, forma, texturas e os sentimentos que tinham enquanto criavam sua pintura a dedo. Essa comunicação pode desenvolver a linguagem e um novo vocabulário, além de abrir as portas para conversas sobre a imaginação e a criatividade.
  

12 técnicas de pintura para crianças

Por Giovanna Tavares - iG São Paulo

Barbante, canudo e sal grosso são alguns dos materiais que, combinados com tinta guache, criam desenhos únicos

Atividade divertida e lúdica, a pintura é capaz de exercitar a criatividade infantil durante horas usando poucos recursos. Basta um pouco de guache, folha sulfite e utensílios básicos do dia a dia para inventar novas técnicas com custo quase zero.
Folhas de árvore, por exemplo, se transformam em "carimbos tropicais" para decorar o papel. Carambolas e quiabos também podem desempenhar essa função. E as ideias se misturam, sem problema algum. A artista plástica Isa Hohagen selecionou técnicas simples para fazer com as crianças em casa. Confira a seleção na galeria de fotos abaixo:
* Atenção: objetos cortantes são utilizados em algumas técnicas ensinadas nesta galeria. Eles devem ser manuseados apenas por adultos.
Descrição: Técnica 'Carimbo de folha': você vai precisar de folhas de árvore diversas, pincel, tinta guache e papel canson. Foto: Edu Cesar
Descrição: Com o pincel, aplique diferentes cores de guache na parte de trás das folhas, onde ficam as nervuras. Foto: Edu Cesar
Descrição: Pressione as folhas tingidas contra o papel - com leveza, para elas não racharem. Foto: Edu Cesar
Descrição: Dá para preencher o canson ou fazer só essas bordas estilizadas. É bem fácil!. Foto: Edu Cesar
Descrição: Técnica 'Feira': você vai precisar de legumes e frutas (pode ser chuchu, quiabo ou carambola, por exemplo), faca, tinta guache e papel sulfite. Foto: Edu Cesar
Descrição: Essa técnica é simples. Um adulto precisa cortar os legumes e frutas, para que a criança não se machuque. Foto: Edu Cesar
Descrição: Depois, é só passar os pedacinhos de alimento na tinta guache... Foto: Edu Cesar
Descrição: ...e carimbar diretamente no papel. Foto: Edu Cesar
Descrição: O legal é misturar todas as cores da caixinha de tinta guache, para criar efeitos únicos. Faça o mesmo processo com todos os legumes. Foto: Edu Cesar
Descrição: Técnica 'Carimbo de plástico bolha': você vai precisar de pedaços de plástico bolha, folha sulfite colorida, tesoura, pincel e tinta guache. Foto: Edu Cesar
Descrição: Recorte o plástico em formatos geométricos variados, como retângulos, quadrados, triângulos e círculos. Foto: Edu Cesar
Descrição: Pincele a superfície das bolhas de ar com diferentes cores de tinta guache, misturado mesmo. Foto: Edu Cesar
Descrição: Pressione contra a folha sulfite colorida, com leveza. Se você colocar muita força, a tinta pode ‘escorrer’ e estragar o carimbo. Foto: Edu Cesar
Descrição: Brinque com os formatos e cores para criar um efeito bem legal. Esse é o resultado!. Foto: Edu Cesar
Descrição: Técnica 'Radiografia': você vai precisar de uma chapa de radiografia (ou papelão), papel canson, esponja, tinta guache, tesoura e estilete. Foto: Edu Cesar
Descrição: Desenhe alguma forma na chapa, como se fosse fazer um stencil. Faça o corte do desenho com o estilete e finalize com a tesoura, para deixar o molde vazado. Foto: Edu Cesar
Descrição: Com o molde sobre o canson, dê leves batidinhas com a esponja no espaço da forma recortada. Foto: Edu Cesar
Descrição:  Se preferir, faça outros moldes menores para completar o canson com desenhos divertidos e coloridos. Foto: Edu Cesar
Descrição: Técnica 'Pintura com canudo': você vai precisar de canudo, tinta guache, folha sulfite, palitos de madeira e água. Foto: Edu Cesar
Descrição: Coloque a tinta em um recipiente e acrescente água para a mistura ficar bem líquida. Depois, molhe o palito e pingue gotas coloridas sobre o papel. Foto: Edu Cesar
Descrição: Com o canudo, assopre as gotas com força ou suavidade, dependendo do desenho que você quer criar. Foto: Edu Cesar
Descrição: Uma dica é competir com a criança, para ver quem consegue preencher a folha sulfite primeiro. Este é o resultado!. Foto: Edu Cesar
Descrição: Técnica 'Carimbo de isopor': você vai precisar de uma bandeja de isopor, tinta guache, caneta, rolinho de pintura e folha sulfite. Foto: Edu Cesar
Descrição: O primeiro passo é fazer um desenho na parte de trás da bandeja. Depois, com a tampa da caneta, contornar os traços para que fiquem mais fundos, em baixo relevo. Foto: Edu Cesar
Descrição: Agora, é só passar o rolinho em várias porções de tinta e cobrir o desenho. Foto: Edu Cesar
Descrição: Pressione a bandeja contra uma folha sulfite. Foto: Edu Cesar
Descrição: E tire devagar para que a tinta não escorra nem estrague o desenho. Foto: Edu Cesar
Descrição: Esse é o resultado! O desenho fica a critério dos pais e das crianças. Foto: Edu Cesar
Descrição: Técnica 'Molde com fita crepe': você vai precisar de papel canson, fita crepe, tinta guache, esponja e lápis. Foto: Edu Cesar
Descrição: Faça um desenho no papel canson. A artista escolheu uma casa, uma árvore e o sol. Foto: Edu Cesar
Descrição: Preencha as formas e linhas do desenho com fita crepe. Foto: Edu Cesar
Descrição: Com esponja e guache, pinte por cima da fita crepe e nos espaços em branco. Foto: Edu Cesar
Descrição: Misture diferentes cores e deixe o trabalho bem alegre. Foto: Edu Cesar
Descrição: Espere a tinta secar e retire os pedaços de fita crepe do canson. Foto: Edu Cesar
Descrição: Incremente o desenho com alguns detalhes e está pronto!. Foto: Edu Cesar
Descrição: Técnica 'Aquarela de sal': você vai precisar de papel canson, tinta guache, água, pincel e uma porção de sal grosso. Foto: Edu Cesar
Descrição: O primeiro passo é salpicar um pouco de água sobre o canson. Foto: Edu Cesar
Descrição: Depois, é o momento de aplicar pequenas porções de tinta sobre a superfície úmida, criando o efeito aquarela. Foto: Edu Cesar
Descrição: Com a tinta molhada, jogue um pouco de sal grosso por toda a extensão da pintura. Foto: Edu Cesar
Descrição: Esse é o efeito que o sal dá ao reagir com a água e a tinta guache. Prontinho!. Foto: Edu Cesar
Descrição: Técnica 'Coração dobrado': você vai precisar de folha sulfite (pode ser branca ou colorida), lápis, tesoura, palito de madeira e tinta guache. Foto: Edu Cesar
Descrição: A artista optou pela folha colorida e a dobrou ao meio. Foto: Edu Cesar
Descrição: Desenhe a metade de um coração. Foto: Edu Cesar
Descrição: Recorte o desenho. Foto: Edu Cesar
Descrição: Este deve ser o resultado. Foto: Edu Cesar
Descrição: Com a ajuda de um palito de madeira, espalhe tinta guache no recorte. Vale ser uma única cor ou misturar várias. Foto: Edu Cesar
Descrição: Dobre o coração na metade novamente. Tenha cuidado para a tinta não vazar. Foto: Edu Cesar
Descrição: Quando você abrir o coração, terá um desenho simétrico. Foto: Edu Cesar
Descrição: Técnica 'Barbante de tinta': você vai precisar de barbante, tinta guache e folha sulfite. Foto: Edu Cesar
Descrição: Corte dois pedaços de barbante e os encoste em diferentes porções de tinta colorida. Foto: Edu Cesar
Descrição: Coloque os barbantes sobre metade da folha sulfite, que será coberta pela outra metade. O barbante fica no meio. Foto: Edu Cesar
Descrição: Puxe o barbante, pressionando a dobradura da folha de sulfite. Foto: Edu Cesar
Descrição: Um belo desenho simétrico aparece quando você desdobra o sulfite!. Foto: Edu Cesar
Descrição: Técnica 'Cola colorida': você vai precisar de cola líquida, tinta guache, bandeja de isopor, água, palitos de madeira e folhas coloridas. Foto: Edu Cesar
Descrição: Coloque a cola líquida na parte interna da bandeja, de modo que cubra toda a superfície. Foto: Edu Cesar
Descrição: Com o palito de madeira, jogue um pouco de tinta sobre a cola líquida e misture, fazendo desenhos diferentes. Foto: Edu Cesar
Descrição: Esse é o resultado prévio. Agora, é só deixar secar de um dia para o outro, para que a cola endureça. Foto: Edu Cesar
Descrição: No dia seguinte, puxe a camada de cola seca da bandeja, com delicadeza. Foto: Edu Cesar
Descrição: Aplique mais cola líquida na parte de trás... Foto: Edu Cesar
Descrição: ...e cole sobre a folha sulfite colorida. A arte está pronta!. Foto: Edu Cesar
Descrição: Técnica 'Papel pergaminho': você vai precisar de papel canson e pó de café úmido (pode ser aquele do filtro) que será usado no lugar da tinta. Foto: Edu Cesar
Descrição: Para que a folha ganhe o aspecto de velha, é preciso amassá-la completamente. Foto: Edu Cesar
Descrição: Depois, cortar as bordas de forma irregular, com as mãos. Foto: Edu Cesar
Descrição: Espalhe o pó de café por toda a extensão do canson, com as mãos. Coloque uma folha branca por baixo ou um pano seco para evitar a sujeira. Foto: Edu Cesar
Descrição: Retire o excesso de pó. Foto: Edu Cesar
Descrição: O pergaminho está pronto! Que tal inventar uma caça ao tesouro?. Foto: Edu Cesar
Descrição: Atelier Isa Hohagen - Av Cotovia 165, sala 12 - Moema - São Paulo. Tel. : (11) 5533-4418 / (11) 98955-6346. E-mail: isa.hohagen@hotmail.com. Foto: Edu Cesar
Descrição: Técnica 'Carimbo de folha': você vai precisar de folhas de árvore diversas, pincel, tinta guache e papel canson. Foto: Edu Cesar
Descrição: Com o pincel, aplique diferentes cores de guache na parte de trás das folhas, onde ficam as nervuras. Foto: Edu Cesar
Descrição: Pressione as folhas tingidas contra o papel - com leveza, para elas não racharem. Foto: Edu Cesar
Descrição: Dá para preencher o canson ou fazer só essas bordas estilizadas. É bem fácil!. Foto: Edu Cesar
Descrição: Técnica 'Feira': você vai precisar de legumes e frutas (pode ser chuchu, quiabo ou carambola, por exemplo), faca, tinta guache e papel sulfite. Foto: Edu Cesar
Descrição: Essa técnica é simples. Um adulto precisa cortar os legumes e frutas, para que a criança não se machuque. Foto: Edu Cesar
Descrição: Depois, é só passar os pedacinhos de alimento na tinta guache... Foto: Edu Cesar
Descrição: ...e carimbar diretamente no papel. Foto: Edu Cesar
Descrição: O legal é misturar todas as cores da caixinha de tinta guache, para criar efeitos únicos. Faça o mesmo processo com todos os legumes. Foto: Edu Cesar
Descrição: Técnica 'Carimbo de plástico bolha': você vai precisar de pedaços de plástico bolha, folha sulfite colorida, tesoura, pincel e tinta guache. Foto: Edu Cesar
Descrição: Recorte o plástico em formatos geométricos variados, como retângulos, quadrados, triângulos e círculos. Foto: Edu Cesar
Descrição: Pincele a superfície das bolhas de ar com diferentes cores de tinta guache, misturado mesmo. Foto: Edu Cesar
Descrição: Pressione contra a folha sulfite colorida, com leveza. Se você colocar muita força, a tinta pode ‘escorrer’ e estragar o carimbo. Foto: Edu Cesar
Descrição: Brinque com os formatos e cores para criar um efeito bem legal. Esse é o resultado!. Foto: Edu Cesar
Descrição: Técnica 'Radiografia': você vai precisar de uma chapa de radiografia (ou papelão), papel canson, esponja, tinta guache, tesoura e estilete. Foto: Edu Cesar
Descrição: Desenhe alguma forma na chapa, como se fosse fazer um stencil. Faça o corte do desenho com o estilete e finalize com a tesoura, para deixar o molde vazado. Foto: Edu Cesar
Descrição: Com o molde sobre o canson, dê leves batidinhas com a esponja no espaço da forma recortada. Foto: Edu Cesar
Descrição:  Se preferir, faça outros moldes menores para completar o canson com desenhos divertidos e coloridos. Foto: Edu Cesar
Descrição: Técnica 'Pintura com canudo': você vai precisar de canudo, tinta guache, folha sulfite, palitos de madeira e água. Foto: Edu Cesar
Descrição: Coloque a tinta em um recipiente e acrescente água para a mistura ficar bem líquida. Depois, molhe o palito e pingue gotas coloridas sobre o papel. Foto: Edu Cesar
Descrição: Com o canudo, assopre as gotas com força ou suavidade, dependendo do desenho que você quer criar. Foto: Edu Cesar
Descrição: Uma dica é competir com a criança, para ver quem consegue preencher a folha sulfite primeiro. Este é o resultado!. Foto: Edu Cesar
Descrição: Técnica 'Carimbo de isopor': você vai precisar de uma bandeja de isopor, tinta guache, caneta, rolinho de pintura e folha sulfite. Foto: Edu Cesar
Descrição: O primeiro passo é fazer um desenho na parte de trás da bandeja. Depois, com a tampa da caneta, contornar os traços para que fiquem mais fundos, em baixo relevo. Foto: Edu Cesar
Descrição: Agora, é só passar o rolinho em várias porções de tinta e cobrir o desenho. Foto: Edu Cesar
Descrição: Pressione a bandeja contra uma folha sulfite. Foto: Edu Cesar
Descrição: E tire devagar para que a tinta não escorra nem estrague o desenho. Foto: Edu Cesar
Descrição: Esse é o resultado! O desenho fica a critério dos pais e das crianças. Foto: Edu Cesar
Descrição: Técnica 'Molde com fita crepe': você vai precisar de papel canson, fita crepe, tinta guache, esponja e lápis. Foto: Edu Cesar
Descrição: Faça um desenho no papel canson. A artista escolheu uma casa, uma árvore e o sol. Foto: Edu Cesar
Descrição: Preencha as formas e linhas do desenho com fita crepe. Foto: Edu Cesar
Descrição: Com esponja e guache, pinte por cima da fita crepe e nos espaços em branco. Foto: Edu Cesar
Descrição: Misture diferentes cores e deixe o trabalho bem alegre. Foto: Edu Cesar
Descrição: Espere a tinta secar e retire os pedaços de fita crepe do canson. Foto: Edu Cesar
Descrição: Incremente o desenho com alguns detalhes e está pronto!. Foto: Edu Cesar
Descrição: Técnica 'Aquarela de sal': você vai precisar de papel canson, tinta guache, água, pincel e uma porção de sal grosso. Foto: Edu Cesar
Descrição: O primeiro passo é salpicar um pouco de água sobre o canson. Foto: Edu Cesar
Descrição: Depois, é o momento de aplicar pequenas porções de tinta sobre a superfície úmida, criando o efeito aquarela. Foto: Edu Cesar
Descrição: Com a tinta molhada, jogue um pouco de sal grosso por toda a extensão da pintura. Foto: Edu Cesar
Descrição: Esse é o efeito que o sal dá ao reagir com a água e a tinta guache. Prontinho!. Foto: Edu Cesar
Descrição: Técnica 'Coração dobrado': você vai precisar de folha sulfite (pode ser branca ou colorida), lápis, tesoura, palito de madeira e tinta guache. Foto: Edu Cesar
Descrição: A artista optou pela folha colorida e a dobrou ao meio. Foto: Edu Cesar
Descrição: Desenhe a metade de um coração. Foto: Edu Cesar
Descrição: Recorte o desenho. Foto: Edu Cesar
Descrição: Este deve ser o resultado. Foto: Edu Cesar
Descrição: Com a ajuda de um palito de madeira, espalhe tinta guache no recorte. Vale ser uma única cor ou misturar várias. Foto: Edu Cesar
Descrição: Dobre o coração na metade novamente. Tenha cuidado para a tinta não vazar. Foto: Edu Cesar
Descrição: Quando você abrir o coração, terá um desenho simétrico. Foto: Edu Cesar
Descrição: Técnica 'Barbante de tinta': você vai precisar de barbante, tinta guache e folha sulfite. Foto: Edu Cesar
Descrição: Corte dois pedaços de barbante e os encoste em diferentes porções de tinta colorida. Foto: Edu Cesar
Descrição: Coloque os barbantes sobre metade da folha sulfite, que será coberta pela outra metade. O barbante fica no meio. Foto: Edu Cesar
Descrição: Puxe o barbante, pressionando a dobradura da folha de sulfite. Foto: Edu Cesar
Descrição: Um belo desenho simétrico aparece quando você desdobra o sulfite!. Foto: Edu Cesar
Descrição: Técnica 'Cola colorida': você vai precisar de cola líquida, tinta guache, bandeja de isopor, água, palitos de madeira e folhas coloridas. Foto: Edu Cesar
Descrição: Coloque a cola líquida na parte interna da bandeja, de modo que cubra toda a superfície. Foto: Edu Cesar
Descrição: Com o palito de madeira, jogue um pouco de tinta sobre a cola líquida e misture, fazendo desenhos diferentes. Foto: Edu Cesar
Descrição: Esse é o resultado prévio. Agora, é só deixar secar de um dia para o outro, para que a cola endureça. Foto: Edu Cesar
Descrição: No dia seguinte, puxe a camada de cola seca da bandeja, com delicadeza. Foto: Edu Cesar
Descrição: Aplique mais cola líquida na parte de trás... Foto: Edu Cesar
Descrição: ...e cole sobre a folha sulfite colorida. A arte está pronta!. Foto: Edu Cesar
Descrição: Técnica 'Papel pergaminho': você vai precisar de papel canson e pó de café úmido (pode ser aquele do filtro) que será usado no lugar da tinta. Foto: Edu Cesar
Descrição: Para que a folha ganhe o aspecto de velha, é preciso amassá-la completamente. Foto: Edu Cesar
Descrição: Depois, cortar as bordas de forma irregular, com as mãos. Foto: Edu Cesar
Descrição: Espalhe o pó de café por toda a extensão do canson, com as mãos. Coloque uma folha branca por baixo ou um pano seco para evitar a sujeira. Foto: Edu Cesar
Descrição: Retire o excesso de pó. Foto: Edu Cesar
Descrição: O pergaminho está pronto! Que tal inventar uma caça ao tesouro?. Foto: Edu Cesar
Descrição: Atelier Isa Hohagen - Av Cotovia 165, sala 12 - Moema - São Paulo. Tel. : (11) 5533-4418 / (11) 98955-6346. E-mail: isa.hohagen@hotmail.com. Foto: Edu Cesar
Técnica 'Carimbo de folha': você vai precisar de folhas de árvore diversas, pincel, tinta guache e papel canson. Foto: Edu Cesar


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