COLUNISta
Pintura
na Educação Infantil
Artigo por Colunista Portal -
Educação - terça-feira, 11 de junho de 2013
A pintura na educação
infantil tem vários objetivos
A educação Infantil
possui o ambiente certo para o desenvolvimento da expressão, pois possui um
espaço onde a criatividade e as imaginações ganham forma.
Fazendo com que as crianças, desde cedo possam se interagir entre elas, sabendo assim trabalhar em grupo. A interação com o mundo dos objetos fará com que a criança utilize a Arte como forma de manifestação espontânea.
A pintura na educação infantil possibilitará com que a criança ao tocar no pincel e fazer movimentos no papel, possa, por exemplo, começar a conhecer e aprimorar a sua coordenação motora, conhecer novas cores, desenvolver novas formas através da sua imaginação e podendo explorar esta forma de arte, não apenas com o pincel, mas com as mãos também. Tornando toda a metodologia empregada pelo professor bem divertida.
O professor poderá ensinar dependendo da idade das crianças, por exemplo, que combinando uma cor com a outra a criança “criará” uma nova tonalidade. Que todas as cores, misturadas com a tinta branca, tornará a tonalidade delas mais suaves. Dentro da aquarela de cores que o professor for levar para a sala de aula, serão inúmeras as possibilidades de ensino para as crianças.
Sendo assim, os principais objetivos da pintura em atuação são:
- Cultivar e conhecer diferentes movimentos gestuais, visando à produção de marcas gráficas;
Fazendo com que as crianças, desde cedo possam se interagir entre elas, sabendo assim trabalhar em grupo. A interação com o mundo dos objetos fará com que a criança utilize a Arte como forma de manifestação espontânea.
A pintura na educação infantil possibilitará com que a criança ao tocar no pincel e fazer movimentos no papel, possa, por exemplo, começar a conhecer e aprimorar a sua coordenação motora, conhecer novas cores, desenvolver novas formas através da sua imaginação e podendo explorar esta forma de arte, não apenas com o pincel, mas com as mãos também. Tornando toda a metodologia empregada pelo professor bem divertida.
O professor poderá ensinar dependendo da idade das crianças, por exemplo, que combinando uma cor com a outra a criança “criará” uma nova tonalidade. Que todas as cores, misturadas com a tinta branca, tornará a tonalidade delas mais suaves. Dentro da aquarela de cores que o professor for levar para a sala de aula, serão inúmeras as possibilidades de ensino para as crianças.
Sendo assim, os principais objetivos da pintura em atuação são:
- Cultivar e conhecer diferentes movimentos gestuais, visando à produção de marcas gráficas;
- Manusear diferentes materiais, de diferentes texturas e espessuras, assim como variados suportes gráficos;
- Observar as possibilidades oferecidas com os materiais;
LINK
Educação
infantil
Entenda a importância da descoberta das cores para as
crianças
Pedagoga explica que os pequenos descobrem o
sentido das cores e passam a relacionar o ambiente vivo com os sentidos
26/09/2013 -
17h40min
É
no início da educação infantil que as crianças começam a utilizar os lápis
coloridos, giz e cera, canetas hidrocores e tintas com maior ênfaseFoto: Emerson Souza / Agencia RBS
Colorir é uma atividade
que envolve as crianças e mesmo aqueles simples rabiscos, como consideram os
adultos, feitos por elas ainda bem pequenas, incentivam o desenvolvimento de
capacidades essenciais. Expressão, conhecimento das cores, coordenação,
aperfeiçoamento das capacidades motoras, concentração, limites e a paciência de
fazer a tarefa até o final: tudo isso pode ser observado em uma criança
enquanto ela se diverte pintando.
Segundo a pedagoga Márcia
Murilo, nesse período que as crianças começam a identificar as cores dos
objetos e relacioná-las.
— Eles ficam mais atentos
com as cores que estão a sua volta, como por exemplo, observam que o céu é
azul, que a grama é verde e que frutas como a maçã são da cor vermelha. Com o
lápis de cor, eles repassam esse novo aprendizado para o papel — explica a
profissional.
O bebê pode pintar e
conhecer diferentes materiais, mas é no início da educação infantil que as
crianças começam a utilizar os lápis coloridos, giz e cera, canetas hidrocores
e tintas com maior ênfase. É nessa fase que elas passam a perceber as
diferentes tonalidades, associá-las aos temas que as rodeiam e repassam isso
para os seus desenhos. Pintar é uma experiência importante e desde pequena a
criança investiga e transforma a possibilidade de colorir num mundo imenso de
novas possibilidades.
De acordo com a legislação
vigente (Inmetro), a faixa etária indicada para que os pequenos comecem a
utilizar esse material é a partir dos 3 anos. Antes desta idade podem ser
acompanhados por um adulto.
— As crianças pequenas
podem explorar o giz de cera e tintas guaches, boas opções para ajudá-los a
experimentar utilizando estas materialidades, já que crianças gostam e necessitam
de experiências sensíveis, que causem admiração — sugere a pedagoga.
Link:
http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2013/09/entenda-a-importancia-da-descoberta-das-cores-para-as-criancas-4281973.html
É preciso estimular a produção artística desde cedo
Estimular a
produção artística proporciona as condições para identificar marcas pessoais na
hora de criar e de apreciar obras de arte
Marisa Szpigel | Estimular a produção
artística proporciona as condições para identificar marcas pessoais na hora de
criar e de apreciarFoto: Rogerio Pallatta
Desde muito cedo, o mundo é um campo de investigação para as crianças.
Tudo vira objeto de investigação. Mole, duro, fino, grosso, macio, áspero,
pequeno, grande. Os olhos e as mãos se movem rapidamente - e narizes, orelhas,
cabelos, óculos, brincos, chaves e chocalhos estão entre os "alvos"
prediletos. E tudo passa pela boca. Nessa fase de descoberta, cabe aos adultos
sinalizar o que pode ser experimentado. Na Arte, a experimentação é fundamental
e esse espírito deve ser estimulado. Sabemos que os pequenos não fazem Arte
porque não têm a intenção de fazê-lo, mas o educador bem preparado pode
realizar um bom trabalho. É freqüente na Educação Infantil focar os
procedimentos. Ao potencializar as possibilidades de meios, suportes e
ferramentas, fica mais fácil identificar marcas pessoais.
A tônica entre 1 e 2 anos é o movimento. Nessa fase, valem diversos suportes: superfícies lisas e ásperas, grandes e médias, bidimensionais e tridimensionais etc. A criançada pode pintar sobre paredes, azulejos, tecidos, plásticos... O mesmo vale para a posição: sentado, em pé, deitado, com o papel na vertical (na parede) ou na horizontal (na mesa ou na chão). Apontar as diferentes maneiras de ocupar o espaço pode contribuir para que todos se lancem em novas pesquisas.
Entre os 2 e 3 anos, os pequenos apreciam cada vez mais coordenar o prazer motor com o prazer visual, ou seja, ver o resultado de seus gestos e movimentos. Em alguns casos, eles anunciam o que vão desenhar: um super-herói, um bicho, a mãe. Isso não significa que cumprirão essa intenção. Nessa idade, o interesse está no como fazer, não no que fazer. As cores têm muitos significados e os suportes podem sugerir formas. O desenho vai se desemaranhando e a pintura passa a apresentar massas de cor separadas. O momento é de favorecer os avanços tanto em direção à figuração como à não-figuração.
Enquanto as crianças exploram, os educadores devem socializar as descobertas para que as trocas ocorram. Quando o adulto comenta o que os pequenos fazem, legitima e valoriza as conquistas, além de comunicar aos outros que eles também podem experimentar possibilidades. Os procedimentos também precisam ser considerados: ensinar desde cedo a usar a colher para comer e o pincel para pintar. Da mesma forma, a sopa serve para comer e a tinta para pintar. Nessa fase, não é bom apresentar a escova de dentes como uma ferramenta de pintura, pois a criança primeiro precisa conhecê-la em sua função original.
As propostas, na maioria das vezes, devem ser individuais, pois as crianças não trabalham em grupo, mas lado a lado. Como o processo é mais importante que o produto, está totalmente liberado fazer e desmanchar. Nem tudo precisa ser exposto, mas algumas produções podem ser colocadas em murais baixos, para revelar a importância de apreciar. As próprias crianças nos mostram como o olhar faz sentido. Hoje, a quantidade de estímulos visuais é muito grande e um modo de ajudá-las a conhecer e selecionar o que lhes interessa é criar situações de observação e conversa partindo de imagens, como reproduções de obras, fotos, vídeos, postais, slides, transparências, desenhos e pinturas infantis. Observar imagens de artistas em seus ateliês, na relação com diferentes materiais, ajuda a ampliar as referências como apreciadoras de Arte e nas produções próprias.
A tônica entre 1 e 2 anos é o movimento. Nessa fase, valem diversos suportes: superfícies lisas e ásperas, grandes e médias, bidimensionais e tridimensionais etc. A criançada pode pintar sobre paredes, azulejos, tecidos, plásticos... O mesmo vale para a posição: sentado, em pé, deitado, com o papel na vertical (na parede) ou na horizontal (na mesa ou na chão). Apontar as diferentes maneiras de ocupar o espaço pode contribuir para que todos se lancem em novas pesquisas.
Entre os 2 e 3 anos, os pequenos apreciam cada vez mais coordenar o prazer motor com o prazer visual, ou seja, ver o resultado de seus gestos e movimentos. Em alguns casos, eles anunciam o que vão desenhar: um super-herói, um bicho, a mãe. Isso não significa que cumprirão essa intenção. Nessa idade, o interesse está no como fazer, não no que fazer. As cores têm muitos significados e os suportes podem sugerir formas. O desenho vai se desemaranhando e a pintura passa a apresentar massas de cor separadas. O momento é de favorecer os avanços tanto em direção à figuração como à não-figuração.
Enquanto as crianças exploram, os educadores devem socializar as descobertas para que as trocas ocorram. Quando o adulto comenta o que os pequenos fazem, legitima e valoriza as conquistas, além de comunicar aos outros que eles também podem experimentar possibilidades. Os procedimentos também precisam ser considerados: ensinar desde cedo a usar a colher para comer e o pincel para pintar. Da mesma forma, a sopa serve para comer e a tinta para pintar. Nessa fase, não é bom apresentar a escova de dentes como uma ferramenta de pintura, pois a criança primeiro precisa conhecê-la em sua função original.
As propostas, na maioria das vezes, devem ser individuais, pois as crianças não trabalham em grupo, mas lado a lado. Como o processo é mais importante que o produto, está totalmente liberado fazer e desmanchar. Nem tudo precisa ser exposto, mas algumas produções podem ser colocadas em murais baixos, para revelar a importância de apreciar. As próprias crianças nos mostram como o olhar faz sentido. Hoje, a quantidade de estímulos visuais é muito grande e um modo de ajudá-las a conhecer e selecionar o que lhes interessa é criar situações de observação e conversa partindo de imagens, como reproduções de obras, fotos, vídeos, postais, slides, transparências, desenhos e pinturas infantis. Observar imagens de artistas em seus ateliês, na relação com diferentes materiais, ajuda a ampliar as referências como apreciadoras de Arte e nas produções próprias.
Benefícios da pintura para as
crianças
Mais que rabiscos ou simples riscos numa folha de papel ou na parede…
Pintar desenvolve a criança e faz com que ela seja um adulto bem resolvido.
Desde muito pequenas, crianças gostam de vivenciar suas experiências
artísticas através da pintura. Seja com tinta, lápis de cor, giz de cera, a
pintura estimula a comunicação, a criatividade, a concentração e a partir de 1
ano de idade, além destas, vai ajudar na coordenação motora e no conhecimento
de cores. Auxilia no desenvolvimento de sua individualidade e autoestima e as
habilidades para resolver problemas. Também indicada ao tratamento terapêutico
de diversas afecções, pintar contribui para reduzir a ansiedade, aumentando a
coragem interior e desenvolvendo expectativas. Através da expressão artística
pelas cores, as crianças podem expressar suas preocupações, emoções, suas
vontades e gostos, acalmando a mente de forma a beneficiar todo o organismo.
Os bebês também podem praticar esta arte através dos dedos. Dos 6 aos 24
meses, a pintura a dedo ajuda a melhorar o sentido do tato, a imaginação e
coordenação e previne a sucção de dedo e o ato de levar os objetos à boca. Esta
prática deve ser realizada sempre acompanhada de um adulto e os materiais devem
ser apropriados, por exemplo, as tintas não podem ser tóxicas.
A família se beneficia com a pintura, pois esta atividade permite maior
interação com seus integrantes. Então, o que estão esperando?! Comecem já a
estimular seus filhos a colorir a vida através da arte de pintar. Bom
divertimento a todos!!!
Pintura com plástico bolha
CONVITE
Os pequenos nos convidam a
experimentar.
Eles têm a arte dentro de si.
Eles criam arte.
Eles nos dizem algo.
Algo que perdemos.
Algo atraente e sedutor.
Algo que reconhecemos.
E que não podemos explicar.
Tudo é muito maior.
Para as crianças pequenas existe uma
conexão direta entre vida e obra.
Essas coisas são inseparáveis.
Anna Marie Holm
Esta semana as crianças tiveram a oportunidade de experimentar mais um
material: Plástico bolha.
Não sei se esta experiência já havia acontecido alguma outra vez, porém cada experiência é unica e acontece em um contexto totalmente diferente do anterior.
Colamos um pedaço de plástico bolha num color-set preto, disponibilizamos algumas cores de tinta para as crianças criarem. A ferramenta utilizada foram os dedos.
Não sei se esta experiência já havia acontecido alguma outra vez, porém cada experiência é unica e acontece em um contexto totalmente diferente do anterior.
Colamos um pedaço de plástico bolha num color-set preto, disponibilizamos algumas cores de tinta para as crianças criarem. A ferramenta utilizada foram os dedos.
Foi muito interessante observar como um mesmo estímulo gera
possibilidades diferentes. teve criança que amou colocar o dedo na tinta, e
trocava de cor, misturava, inúmeras vezes.
Algumas crianças tiveram o cuidado de pintar cada bolinha individualmente, sem que ela estourasse.
Teve quem explorasse um dedo, dois dedos, a mão toda... Quem estourou tudo até garantir que não sobrou nada.
Algumas crianças tiveram o cuidado de pintar cada bolinha individualmente, sem que ela estourasse.
Teve quem explorasse um dedo, dois dedos, a mão toda... Quem estourou tudo até garantir que não sobrou nada.
Teve quem se concentrou em pintar tudo: plástico, papel. O objetivo foi
não deixar um espaço sem tinta.
Esta é uma atividade que podemos observar o quanto o processo é mais
importante que a produção final quando falamos de arte para crianças.
"Abra a mente para uso de materiais inusitados. São inúmeros os materiais disponíveis num mundo aberto a várias interpretações" Anna Marie Holm (Baby-Art)
PINTURA DESPERTA A IMAGINAÇÃO DAS CRIANÇAS
Pintura desperta a
imaginação das crianças
A importância da arte
A pintura infantil é muito importante para o desenvolvimento das crianças e dos jovens. Além de trazer todos os benefícios de uma atividade que trabalha com a coordenação motora, agilidade, ritmo e percepção espacial, a pintura é uma atividade social que transmite uma sensação de bem-estar psicológico e permite uma melhora na auto-estima.
A importância da arte
A pintura infantil é muito importante para o desenvolvimento das crianças e dos jovens. Além de trazer todos os benefícios de uma atividade que trabalha com a coordenação motora, agilidade, ritmo e percepção espacial, a pintura é uma atividade social que transmite uma sensação de bem-estar psicológico e permite uma melhora na auto-estima.
Na Fundação Cultural Maria das Dores Campos é oferecido o curso de pintura para
jovens de 10 a 15 anos, o curso pretende através da interação das artes
plásticas, desenvolver o eixo de aprendizagem significativa da criança como
fazer apreciar e refletir sobre arte individualmente ou em grupo aprendendo e
interligando as diversas linguagens, transformando e ampliando a percepção, a
sensibilidade, o conhecimento, a imaginação e a capacidade de produzir
manifestações artísticas e refletir sobre elas.
Artista plástica e professora de pintura, Leila Maria Mendes Rodovalho ressaltou sobre o trabalho com os jovens, “de início é realizados trabalhos para os jovens desenvolverem a coordenação motora, após este passo, eles já começam a traçar cada um a sua individualidade e estilo”.
Vitor Augusto Fonseca da Silva, de 14 anos, é natural de Ouvidor, começou o curso no início do ano de 2008 e já demonstram expressões de um artista nato, o jovem já pintou quatro quadros, e já desenvolveu um estilo “gosto de trabalhar com paisagens, animais, mostrar como é esse mundo e as belezas que temos” disse o jovem.
No momento Vitor produz um quadro voltado para vida aquática “meu
trabalho nesse quadro além da pintura, usamos a massa corrida, areia e
conchinhas, tudo para ficar mais próximo de como é o mar”.
Amanda Fonseca da Silva é outra jovem que gosta e demonstra o interesse pelas artes plásticas, a jovem de 10 anos diz “o curso é bom, vale a pena, já pintei dois quadros desde o início do curso, mas é porque escolho os mais difíceis, porque quero aprender cada vez mais, e os mais difíceis me ajudam nisso”.
Amanda Fonseca da Silva é outra jovem que gosta e demonstra o interesse pelas artes plásticas, a jovem de 10 anos diz “o curso é bom, vale a pena, já pintei dois quadros desde o início do curso, mas é porque escolho os mais difíceis, porque quero aprender cada vez mais, e os mais difíceis me ajudam nisso”.
Segundo Leila “desde de que a criança demonstre interesse pela arte,
pintura ou qualquer outra arte que seja, ela abre um caminho no qual sempre vai
tentar fazer o melhor, e desenvolver mais, a criança é assim começa aos poucos
e com o tempo vai aderindo mais conhecimento”.
No curso de pintura infantil, os alunos demonstram o interesse e conforme Leila esse é o procedimento principal, o princípio para que o aluno queira aprender e desenvolver.
E os pais comprovam, a mãe dois alunos [Vitor e Amanda], Saraia Borges da Fonseca diz que “mesmo morando em outra cidade, em Ouvidor os meninos não faltaram uma vez no curso, começaram no início do ano e melhoram bastante no comportamento, em casa, com os amigos e a família, ficaram mais calmos, e com o curso eles tem menos tempo para pensar em coisas desagradáveis, o desenvolvimento e a mudança de comportamento, leva melhoria para todas áreas é na escola, no curso como em todo o meio”.
O curso de pintura infantil é um dos vários cursos oferecidos gratuitamente pela Fundação Maria das Dores Campos.
No curso de pintura infantil, os alunos demonstram o interesse e conforme Leila esse é o procedimento principal, o princípio para que o aluno queira aprender e desenvolver.
E os pais comprovam, a mãe dois alunos [Vitor e Amanda], Saraia Borges da Fonseca diz que “mesmo morando em outra cidade, em Ouvidor os meninos não faltaram uma vez no curso, começaram no início do ano e melhoram bastante no comportamento, em casa, com os amigos e a família, ficaram mais calmos, e com o curso eles tem menos tempo para pensar em coisas desagradáveis, o desenvolvimento e a mudança de comportamento, leva melhoria para todas áreas é na escola, no curso como em todo o meio”.
O curso de pintura infantil é um dos vários cursos oferecidos gratuitamente pela Fundação Maria das Dores Campos.
27 de out de 2014
Essas técnicas de pinturas foram
realizadas pelas professoras da Creche Padre Adalberto. Elas utilizaram
diversos instrumentos para obterem diversos resultados de arte.
Alguns dos objetivos trabalhados foram:
·
Utilizar diferentes materiais gráficos sobre diferentes superfícies para
ampliar suas possibilidades de expressão;
·
Desenvolver a coordenação motora;
·
Identificar e explorar as cores;
- Desenvolver a imaginação,
criatividade, atenção, concentração, expressão artística,
percepção visual, noção espacial; etc.
- Diferenciar texturas;
- Etc.
Pintura a dedo e o desenvolvimento
infantil
|
A
pintura a dedo ajuda no desenvolvimento de habilidades motoras finas
Jupiterimages/Photos.com/Getty
Images
A pintura a dedo é a arte de pintar usando as
mãos e dedos como ferramentas, em vez de pinceis. Embora ela possa ser
praticada por pessoas de todas as idades, essa atividade é geralmente reservada
para crianças menores: elas aproveitam ao máximo a pintura a dedo em termos de
desenvolvimento. O ato de pintar com os dedos as ajuda a desenvolver
habilidades sociais, criatividade, habilidades motoras e comunicação.
Habilidades
sociais
Embora a pintura a dedo seja geralmente
associada a diversão e brincadeira, ela serve como uma
maneira de as crianças pequenas desenvolverem habilidades sociais. Na aula de
artes, elas aprenderão a compartilhar e a se revesar ao usar as tintas e
materiais, além de aprenderem a expressar sua criatividade na presença de
outras crianças e adultos. Em alguns casos, a pintura a dedo pode ser um
processo colaborativo no qual os alunos compartilham ideias e desenvolvem a
apreciação pelos outros.
Criatividade
Independentemente da sua idade, a pintura a dedo é uma maneira
de desenvolver e explorar sua criatividade. Usando apenas suas mãos e dedos,
essa atividade artística abre a porta da criatividade e da criação de formas.
Ela também é um exercício sensorial que pode melhorar e estimular o
desenvolvimento criativo. A pintura a dedo não é restringida por regras ou
instruções; assim, os pintores podem desenvolver autoestima junto à
criatividade, sabendo que não estão sob pressão pelos resultados do produto
final.
Habilidades
motoras
A pintura a dedo é um exercício recomendado para crianças entre 12 a 24 meses, pois esse é o
momento em que elas começam a refinar e desenvolver habilidades motoras mais
avançadas. Essa atividade pode ajudar no desenvolvimento da consciência de
relações espaciais, além da coordenação entre os olhos e a mão. Além disso,
como a pintura a dedo é um exercício sensorial, as crianças desenvolvem um
entendimento da textura conforme ela se relaciona com o movimento de suas mãos
e dedos sobre o papel com tinta. Esse é o começo do aprendizado para pintar e
desenhar com outras ferramentas, como pincéis e lápis.
Comunicação
A pintura a dedo desenvolve a comunicação, pois é uma forma de
expressão artística. Pessoas de todas as idades podem usá-la como uma maneira
de comunicar suas emoções e sentimentos. Quando o projeto estiver completo, a
pintura pode ser um assunto de conversa. As crianças podem comunicar seus
pensamentos sobre cor, forma, texturas e os sentimentos que tinham enquanto
criavam sua pintura a dedo. Essa comunicação pode desenvolver a linguagem e um
novo vocabulário, além de abrir as portas para conversas sobre a imaginação e a
criatividade.
12 técnicas de pintura
para crianças
Por Giovanna Tavares - iG São Paulo
Barbante, canudo e sal
grosso são alguns dos materiais que, combinados com tinta guache, criam
desenhos únicos
Atividade
divertida e lúdica, a pintura é capaz de exercitar a criatividade infantil
durante horas usando poucos recursos. Basta um pouco de guache, folha sulfite e
utensílios básicos do dia a dia para inventar novas técnicas com custo quase
zero.
Folhas
de árvore, por exemplo, se transformam em "carimbos tropicais" para
decorar o papel. Carambolas e quiabos também podem desempenhar essa função. E
as ideias se misturam, sem problema algum. A artista plástica Isa Hohagen
selecionou técnicas simples para fazer com as crianças em casa. Confira a
seleção na galeria de fotos abaixo:
* Atenção: objetos cortantes são utilizados em algumas técnicas
ensinadas nesta galeria. Eles devem ser manuseados apenas por adultos.
Técnica
'Carimbo de folha': você vai precisar de folhas de árvore diversas, pincel,
tinta guache e papel canson. Foto: Edu Cesar
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