Educação
infantil
Entenda a importância da descoberta das cores para as crianças.
Pedagoga explica que os pequenos descobrem o sentido das cores e passam a relacionar o ambiente vivo com os sentidos
É no início da educação infantil que as crianças
começam a utilizar os lápis coloridos, giz e cera, canetas hidrocores e tintas
com maior ênfase Foto: Emerson Souza / Agencia
RBS
Colorir é uma atividade que envolve as crianças e mesmo aqueles simples
rabiscos, como consideram os adultos, feitos por elas ainda bem pequenas,
incentivam o desenvolvimento de capacidades essenciais. Expressão, conhecimento
das cores, coordenação, aperfeiçoamento das capacidades motoras, concentração,
limites e a paciência de fazer a tarefa até o final: tudo isso pode ser
observado em uma criança enquanto ela se diverte pintando.
Segundo a pedagoga Márcia Murilo, nesse período que as crianças começam a identificar as cores dos objetos e relacioná-las.
— Eles ficam mais atentos com as cores que estão a sua volta, como por exemplo, observam que o céu é azul, que a grama é verde e que frutas como a maçã são da cor vermelha. Com o lápis de cor, eles repassam esse novo aprendizado para o papel — explica a profissional.
O bebê pode pintar e conhecer diferentes materiais, mas é no início da educação infantil que as crianças começam a utilizar os lápis coloridos, giz e cera, canetas hidrocores e tintas com maior ênfase. É nessa fase que elas passam a perceber as diferentes tonalidades, associá-las aos temas que as rodeiam e repassam isso para os seus desenhos. Pintar é uma experiência importante e desde pequena a criança investiga e transforma a possibilidade de colorir num mundo imenso de novas possibilidades.
De acordo com a legislação vigente (Inmetro), a faixa etária indicada para que os pequenos comecem a utilizar esse material é a partir dos 3 anos. Antes desta idade podem ser acompanhados por um adulto.
— As crianças pequenas podem explorar o giz de cera e tintas guaches, boas opções para ajudá-los a experimentar utilizando estas materialidades, já que crianças gostam e necessitam de experiências sensíveis, que causem admiração — sugere a pedagoga
http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2013/09/entenda-a-importancia-da-descoberta-das-cores-para-as-criancas-4281973.html
Grupo 10 - Pintura
Alessandra Neris Lourenço - 1311123
Bruna Elisa Copula - 1311367
Rosemeire Oliveira Dantas - 1312180
Walkiria Ramos de Oliveira - 1314073
Segundo a pedagoga Márcia Murilo, nesse período que as crianças começam a identificar as cores dos objetos e relacioná-las.
— Eles ficam mais atentos com as cores que estão a sua volta, como por exemplo, observam que o céu é azul, que a grama é verde e que frutas como a maçã são da cor vermelha. Com o lápis de cor, eles repassam esse novo aprendizado para o papel — explica a profissional.
O bebê pode pintar e conhecer diferentes materiais, mas é no início da educação infantil que as crianças começam a utilizar os lápis coloridos, giz e cera, canetas hidrocores e tintas com maior ênfase. É nessa fase que elas passam a perceber as diferentes tonalidades, associá-las aos temas que as rodeiam e repassam isso para os seus desenhos. Pintar é uma experiência importante e desde pequena a criança investiga e transforma a possibilidade de colorir num mundo imenso de novas possibilidades.
De acordo com a legislação vigente (Inmetro), a faixa etária indicada para que os pequenos comecem a utilizar esse material é a partir dos 3 anos. Antes desta idade podem ser acompanhados por um adulto.
— As crianças pequenas podem explorar o giz de cera e tintas guaches, boas opções para ajudá-los a experimentar utilizando estas materialidades, já que crianças gostam e necessitam de experiências sensíveis, que causem admiração — sugere a pedagoga
http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2013/09/entenda-a-importancia-da-descoberta-das-cores-para-as-criancas-4281973.html
Grupo 10 - Pintura
Alessandra Neris Lourenço - 1311123
Bruna Elisa Copula - 1311367
Rosemeire Oliveira Dantas - 1312180
Walkiria Ramos de Oliveira - 1314073
Nos primeiros anos de vida, as crianças estão imersas no universo das imagens. Começam a ter experiências estéticas quando percebem que podem agir sobre papéis ou telas provocando mudanças e produzindo algo para ser visto. Oferecer diferentes materiais aos pequenos é uma maneira de ampliar a capacidade de expressão deles e o conhecimento que têm do mundo. Além de trazer todos os benefícios de uma atividade que trabalha com a coordenação motora, agilidade, ritmo e percepção espacial, a pintura é uma atividade social que transmite uma sensação de bem-estar psicológico e permite uma melhora na auto-estima.
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