Devemos utilizar o lúdico no cotidiano das crianças de forma prazerosa, com o intuito de possibilitar o desenvolvimento da imaginação e da criatividade e, sobretudo, estimular a aprendizagem e o conhecimento. Os professores devem escolher brinquedos que estimulem os sentidos e o movimento, quanto mais variados as cores e texturas, mais interessantes ficaram. As crianças baseiam-se principalmente na experiência através dos sentidos, que determinam situações por puro prazer e por gostar dos seus efeitos. De acordo com Piaget (1971), quando a criança brinca, ela assimila o mundo à sua maneira, sem compromisso com a realidade, pois a interação com o objetivo não depende da natureza do objeto mas sim da função que a criança lhe atribui.
Como podemos ver no vídeo, todas as brincadeiras e atividades lúdicas realizadas são direcionadas, todas com significado de desenvolvimento para as crianças. Através de atividades lúdicas as crianças interagem e se relacionam compreendendo melhor o mundo que a cerca.
Não adianta brincar só por brincar é necessário dar sentido a atividade para a criança ter um conhecimento significativo. É necessário planejar as atividades de acordo com as várias linguagens que as crianças possuem.
“Ao permitir a manifestação do imaginário infantil, por meio de objetivos simbólicos dispostos intencionalmente, a função pedagógica subsidia o desenvolvimento integral da criança. Neste sentido, qualquer jogo empregado na escola, desde que respeite a natureza do ato lúdico, apresenta caráter educativo e pode receber também a denominação geral de jogo educativo” KISHIMOTO (1997p. 90).
Greicy Rodrigues e Irani Afonso
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