terça-feira, 29 de setembro de 2015

A criança e o movimento

 
 
 


Segundo Wallon (1979), é na pequena infância, que o ato mental se desenvolve no ato motor, ou seja, a criança pensa quando está realizando a ação e isso faz com que o movimento do corpo ganhe um papel de destaque nas fases iniciais do desenvolvimento infantil. Ao descrever o processo do desenvolvimento infantil, Wallon ressalta que a criança já no início do seu desenvolvimento estabelece uma relação de comunicação com o meio, através da seleção de movimentos do corpo que garantem a sua aproximação do outro e a satisfação de suas necessidades. Portanto, na fase inicial do desenvolvimento infantil, os movimentos do corpo se apresentam como instrumentos expressivos de bem estar e mal estar. (Mahoney, 2000).
 Conforme o desenvolvimento avança, a relação da criança com o meio facilita a discriminação das formas de se comunicar, sendo que o andar e a fala desencadeiam um salto qualitativo no desenvolvimento da pequena infância, possibilitando uma maior autonomia e independência na investigação do espaço e dos objetos que nele se encontram. 
Os objetos e os espaço também contribuem, nesse momento, com a movimentação e exploração do corpo e,  o material pedagógico educativo também contribui no processo do desenvolvimento da criança pequena. Nesse processo, a fala acompanhada do andar possibilita ainda à criança, o ingresso no mundo dos símbolos. Wallon (1942) enfatiza que é na idade de 2 a 3 anos que a criança conquista a dimensão simbólica do pensamento e isto lhe dará condições de apropriar-se do conhecimento cultural acumulado, historicamente, pelo meio social. 
 Ao tornar-se capaz de distinguir os objetos, de identificar a sua cor, a sua forma, as suas dimensões e as suas próprias qualidades táteis e olfativas, a criança desenvolve, cada vez mais, a dependência em experimentar modelos de movimentos do seu meio sociocultural. Portanto, os movimentos do corpo, tão importantes no desenvolvimento físico-motor infantil,  também constituem uma linguagem que se constrói no processo histórico-cultural do meio no qual a criança se encontra. 

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=X1UzQjKZVUA



Componentes do grupo:
Alzira Kize
Edinalva A. Silva
Maria da Conceição Feitosa
Patrícia Mendes
Rosangela Mota


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.