segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Literatura

A importância da Literatura Infantil no desenvolvimento da criança


fonte:
Artigo por Colunista Portal - Educação - terça-feira, 2 de julho de 2013.;http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/48693/a-importancia-da-literatura-infantil-no-desenvolvimento-da-crianca#ixzz3lHNXI7BK

Competindo com a internet, televisão, rádio e o cinema, o livro geralmente sai perdendo. O fato de muitas pessoas não gostarem de ler pode estar ligado ao fato de não terem sido, quando crianças, apresentados à literatura infantil. Extremamente importante para o desenvolvimento, pois auxilia na formação da criança em relação a si mesma e ao mundo à sua volta, os significados simbólicos da literatura infantil tornam a compreensão de certos valores básicos da conduta humana ou convívio social, mais fáceis.

No século XVII, a única literatura destinada a crianças eram livros que ensinavam valores, hábitos e ajudavam a enfrentar a realidade social. Nessa época, a criança era considerada como um pequeno adulto, com as mesmas responsabilidades e valores de um adulto, e por isso crianças nobres já liam grandes clássicos da literatura universal, as crianças pobres liam lendas e contos folclóricos de sua região. No final do século XVIII, com o conceito de criança alterado, os grandes clássicos e as lendas e contos folclóricos passaram por adaptações e inspiraram os contos de fadas como são conhecidos hoje como, “Chapeuzinho Vermelho” e “A Bela Adormecida”, de Perrault e “A gata borralheira” e “Branca de Neve” dos Irmãos Grimm.
No Brasil, nomes como Carlos Jansen e Alberto Figueiredo Pimentel foram os primeiros a se preocuparem com a literatura infantil no país, com suas obras “Contos seletos das mil e uma noites” e “Contos da Carochinha”. Em 1921, José Bento Monteiro Lobato, publicou “Narizinho Arrebitado”, seguida por Sítio do “Pica-pau Amarelo” e “Reinações de Narizinho” essas obras apresentaram ao público brasileiro um dos universos mais famosos e encantadores, o da boneca falante Emília. Outros grandes autores também se dedicam à literatura infantil brasileira, tais como, Ziraldo com “O Menino Maluquinho”, “A bonequinha de pano”, “Este mundo é uma bola”. Há ainda Ana Maria Machado, com “A Grande Aventura de Maria Fumaça”, “A Velhinha Maluquete”, “O Natal de Manuel”.

Separadas por faixas etárias, a literatura infantil pode ser usada de diferentes formas em cada fase. A primeira fase acontece na primeira infância, 15/17 meses aos 3 anos, a criança, nessa fase, prende-se ao movimento, ao tom de voz, e não ao conteúdo do que é contado, prestando atenção ao movimento de fantoches. As histórias devem ser rápidas e curtas. A segunda fase, na segunda infância, 3 a 6 anos, é a fase do “conte outra vez” as crianças gostam de ouvir várias vezes histórias rápidas, com mistérios e humor, com poucos personagens e muitas gravuras coloridas. Contos de fadas como "O Lobo e os Sete Cabritinhos", "Os Três Porquinhos", "Cachinhos de Ouro" são ideais para essa fase. Dos 6 anos até cerca de 8 anos as histórias ganham complexidade, com mais personagens e tramas mais complicadas.

A literatura infantil abre portas para o universo da imaginação, incentivando a criança desde muito cedo a praticar a leitura prazerosa. O hábito da leitura além de ser fonte de lazer, é um aumenta a proficiência da escrita e da própria leitura, contribuindo para a formação de uma sociedade com cidadãos leitores, pensantes e críticos. Pensando nisso, Ministério da Educação executa o Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE), que distribui obras da literatura Infantil e infanto-juvenil para todas as escolas públicas do país.
 
 
COMENTÁRIO DA DUPLA: Rosineide Felix e Sandra Rodrigues
Ler é um hábito poderoso e prazeroso que nos faz conhecer mundos e idéias. Por meio dos livros, criamos lugares, personagens, histórias, a leitura estimula a criatividade, faz as crianças soltarem a imaginação.
A leitura ajuda a aumentar o vocabulário, pois familiariza a criança com a palavra escrita de quebra, ajuda a fixar a grafia correta das palavras e a construção harmônica das frases.
A leitura freqüente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante! Graças aos livros, descobrimos novas palavras e novos usos para as que já conhecemos, aumentando nosso vocabulário. Quem é acostumado à leitura desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida.
A leitura expande nossas referências e nossa capacidade de comunicação. Ler é um ato valioso para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. É uma forma de ter acesso às informações e, com elas, buscar melhorias para a criança e para o mundo.

FICA A DICA:
Na ultima sexta- feira dia 11.09.2015, foi exibido no globo repórter reportagens que falam  sobre o mundo da leitura. Quem não assistiu, assistam é bem interessante!
Segue link:



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.