quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Linguagem: Naureza

Natureza e sociedade na pré-escola







Neste roteiro, caminhos para ajudar as crianças de 4 e 5 anos a compreender os fenômenos naturais, os costumes de diferentes culturas e as normas da vida em sociedade.


OBJETIVO NA PRÉ-ESCOLA Explorar diferentes aspectos da natureza e da cultura e respeitar e valorizar a diversidade étnica e cultural.

Comentário do Grupo:

O Referencial Curricular Nacional, no que se refere ao conhecimento do mundo, natureza e sociedade, determina que a ação educativa deva se organizar para que as crianças consigam desenvolver as seguintes capacidades conforme a idade:
Do zero aos três anos devem explorar o ambiente, para que possam se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.
Dos quatro aos seis anos os conhecimentos anteriores deverão ser aprofundados e ampliados, garantindo-se, ainda, que elas sejam capazes de interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, buscando informações, imaginando soluções, manifestando opiniões sobre os acontecimentos, confrontando ideias, e estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos, bem como entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana.
Bem sabemos que o bom professor não é aquele que dá respostas prontas e sim que insita a criança, porém para que essa educação aconteça com qualidade o professor deve criar habilidades para compartilhar o saber, ele deve sim se munir de sensibilidade, informação e estratégia. Deve sempre ser exemplo e conseguir incentivo da instituição escolar.
É importante que essa educação ambiental seja de forma contínua, para que desperte na criança a consciência de que ela faz parte desse ambiente, por meio de um processo pedagógico participativo permanente essa educação procura disseminar o conhecimento sobre o problema ambiental.
Despertar esse interesse e afetividade nas crianças significa desenvolver o compromisso com atitudes sadias e de conservação.
As crianças não aprendem só conteúdos, mas também valores, e constroem suas concepções de mundo.

http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/natureza-sociedade-pre-escola-636865.shtml?page=0

Grupo:


Célia Cristina Silveira dos Santos     RA:1313110
Ivana Gomes Soares                         RA:1313707
Rosangela Quina Costa                    RA:1310640
Rose Maria Barbosa                         RA:1313755

Um comentário:

  1. Nossa meninas amei esse tema.

    Realmente o professor tem que ser mediador em sala, não dando nada pronto e sim oferecendo condições para o aluno 'fazer'.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.