A CRIANÇA E O MOVIMENTO
Se você trabalha com Educação Infantil, sabe da importância do Movimento para as crianças . As crianças se movimentam desde que nascem, adquirindo cada vez maior o controle sobre seu próprio corpo, engatinham, caminham, manuseiam objetos, correm, saltam, brincam, etc.
Segundo o RCNEI , por meio da motricidade a criança se expressa, se comunica, relaciona-se. Vão ampliando sua motricidade e sua relação com a realidade num processo de interação.
O movimento humano é portanto o mais simples deslocamento do corpo no espaço.
Esses movimentos incorporam-se aos comportamentos dos homens, resultam das interações sociais e da relação do homem com o meio.
Sua multiplicidade, funções e manifestações do ato motor, propicia um amplo aspecto da motricidade das crianças, abrangendo posturas corporais bem como outras atividades cotidianas.
Somente aos poucos que se desenvolve a dimensão objetiva que corresponde as competências instrumentais, para agir sobre o espaço e o meio físico.
Na Educação Infantil, promover atividades através de jogos, brincadeiras, dança e práticas psicomotoras, deve fazer parte da rotina escolar .
PARA FACILITAR O PLANEJAMENTO DOS PROFESSORES :
Abaixo destaco 3 quadros sinóticos que podem auxiliar no planejamento diário do professor, destacando as CARACTERÍSITCAS POR IDADE, os OBJETIVOS e os CONTEÚDOS.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.